
Daniela Kok
CRO/RS: 20182
Graduada em Odontologia- UFRGS
Especialista em Endodontia- UFRGS
Extensão em Dentística- UFRGS
Extensão em Dentística- Ieapom
Especialista em Dentística (ABORS)


Tratamento Endodôntico/ Tratamento de canal
A Endodontia é a especialidade da Odontologia responsável pelo estudo da polpa, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afetam. O tratamento de canal é uma das terapias realizadas pelo especialista em Endodontia.
Este tratamento é realizado quando a polpa dentária (tecido no interior do dente) sofre um processo inflamatório irreversível. Essa inflamação pode ser causado mais comumente por cárie, doença periodontal, traumatismo dentário. Além disso, outra indicação comum é quando a polpa está sadia, mas necessita reabilitação com Prótese.
Através desse tratamento realiza-se o esvaziamento, limpeza e, em alguns casos, descontaminação dos canais para posteriormente serem preenchidos com materiais obturadores. Dessa forma o dente que foi danificado e os tecidos que o envolvem permanecem de forma saudável em boca.
CONFORTO/SEGURANÇA
A endodontia evoluiu muito nos últimos anos, seja através das técnicas, seja pelo desenvolvimento de instrumentos e equipamentos. Na Clínica Kok utilizamos sistemas mecanizados, localizadores foraminais e materiais de excelência que propiciam um tratamento com maior comodidade, segurança e precisão.
NÚMERO DE CONSULTAS:
Antigamente o tratamento de canal era comumente associado a um procedimento demorado, realizado em inúmeras consultas. Entretanto, com o avanço das técnicas e treinamento por parte do especialista, já é possível realizar o tratamento em apenas uma consulta.
O especialista irá avaliar as condições locais para então decidir se o tratamento pode ser concluído imediatamente ou se há necessidade de medicação intra canal. Se utilizada, a medicação permanece até haver melhora nos sinais e sintomas, para posteriormente finalizar o tratamento endodôntico.
CUIDADOS APÓS TRATAMENTO DE CANAL:
Após concluído o tratamento de canal o dente deve ser bem selado e reconstruído para evitar recontaminação bacteriana e para restabelecer função e estética.
Essa reconstrução pode ser feita através de restaurações diretas, em resina ou através de técnicas indiretas, como onlays ou coroas. A definição se dá através da quantidade de estrutura dentária remanescente, aliado a questões estéticas e funcionais.


